O Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, localizado em Cuiabá, primeiro ginásio dedicado às modalidades de luta no Brasil, foi reinaugurado nesta terça-feira (23), após ampla reforma realizada pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A solenidade contou com a presença do governador Mauro Mendes (União), do deputado estadual Wilson Santos (PSD), do secretário de Esporte e Lazer, Davi Moura, entre outras autoridades políticas e representantes da comunidade esportiva.
Wilson Santos, responsável pela entrega e construção do ginásio no período em que foi prefeito de Cuiabá (2005-2008), destacou a importância da obra e fez questão de reconhecer o papel do ex-prefeito Roberto França, idealizador do projeto. “Roberto França pensou, planejou e buscou recursos, mas não teve tempo para concluí-lo. Eu finalizei a obra na minha gestão e, em homenagem ao Iusso Shinohara que nunca participou de nenhum esporte e era um dos grandes mecânicos da capital, mas o seu filho Pedro Shinohara se destacou com uma academia muito importante no Porto, foi seis vezes treinador da seleção brasileira de judô – foi o que motivou a dar o nome ao espaço”, relatou o parlamentar.
O espaço recebeu investimentos de R$ 5 milhões, com melhorias que garantem mais funcionalidade, segurança e conforto a atletas e ao público. O deputado conta que ficou impressionado com a qualidade do ambiente após a reforma, em que está 100% climatizado, bem iluminado e com estacionamento. “Fiquei muito feliz. Parabéns ao governador e ao secretário Davi Moura e todos envolvidos neste projeto de modernização e revitalização do espaço”, disse.
Ao lado de Pedro Luiz Shinohara na reinauguração, Wilson Santos agradeceu ao governador Mauro Mendes por ter mantido o nome que leva o Palácio das Artes Marciais. “É um orgulho muito grande. Mais ainda, foi a iniciativa de Wilson Santos acatar o pedido de sete federações na época, para que pudessem ter um espaço especial para arte marcial. Foi a primeira estrutura do gênero no Brasil, um espaço pioneiro. Recebemos secretários de outros estados que vieram conhecer essa iniciativa”, afirmou Shinohara.
O deputado estadual Beto 2 a 1 (União) também destacou a relevância da revitalização. “Há muito tempo o Palácio das Artes Marciais estava esquecido pelo poder público. Agora, com a sensibilidade do governador e de toda a equipe, o espaço voltou a ocupar o lugar de destaque que merece. Parabenizo todos os envolvidos, em especial o deputado Wilson Santos, que estava com os olhos cheios de alegria”, ressaltou.
O espaço, considerado um dos mais modernos da América Latina para a prática de artes marciais, consolida-se novamente como referência esportiva e cultural para Mato Grosso e para o Brasil. Durante a reinauguração, atletas apresentaram 14 modalidades de artes marciais praticadas em Mato Grosso, como boxe, capoeira, jiu-jitsu, jiu-jitsu esportivo, judô, judô paralímpico, karatê, karatê-dô, kung fu, kickboxing, muay thai, sambo, taekwondo e wrestling.