O deputado estadual Wilson Santos (PSD) participou, nesta quinta-feira (25), de uma audiência pública realizada no ginásio de esportes da praça central para debater a duplicação de cerca de 35 km da MT-010, rodovia Arquiteto Helder Cândia, que liga Cuiabá ao distrito de Nossa Senhora da Guia. A reunião foi requerida pelo deputado estadual Paulo Araújo (PP), que acredita que o pleito poderá ser atendido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).
“Essa é uma reivindicação aguardada por mais de quatro décadas pelos moradores do distrito. Falar da necessidade da duplicação é chover no molhado. O número de acidentes é impressionante. Muitas pessoas perderam suas vidas nesta estrada. Com o passar dos anos, houve aumento significativo no fluxo de veículos. Sem contar que muitos moradores precisam se deslocar diariamente para Cuiabá por causa do trabalho. É preciso um olhar especial para essa região, já que o distrito da Guia faz parte do início da existência do estado de Mato Grosso”, afirmou Wilson Santos.
O parlamentar ressaltou ainda que já existe um projeto executivo para que o governo estadual possa pavimentar 100% o distrito da Guia. “Acredito que essa duplicação deve avançar até Acorizal e Rosário Oeste. O distrito possui importantes indústrias e, com a duplicação, tende a receber novos investimentos, valorizar os imóveis, ampliar o comércio e impulsionar o turismo, fortalecendo a economia da região”, destacou.
O secretário da Sinfra, Marcelo Padeiro, explicou que para viabilizar a duplicação será necessária a restauração completa do asfalto da rodovia com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Ele anunciou ainda a construção de postos de fiscalização e policiamento para garantir mais segurança e melhorar a mobilidade urbana no trecho, com investimento superior a R$ 2 milhões.
Paulo Araújo reforçou que há um compromisso da gestão estadual em não implantar pedágios no percurso, considerando o grande número de moradores que se deslocam diariamente para Cuiabá. Ele também disse acreditar que a duplicação será anunciada antes do final deste ano.
Com a mobilização da comunidade, o apoio de lideranças políticas e a cobrança firme de parlamentares, como Wilson Santos, a duplicação da MT-010 deixa de ser apenas um sonho distante e se torna uma pauta concreta em discussão com o governo estadual.