Sessão especial homenageia as dez melhores escolas municipais do Prova Cuiabá

O Prova Cuiabá avalia a proficiência dos 33 mil estudantes da educação básica (do 1º ao 9º ano do ensino fundamental) e do programa Educação Jovens Adultos (EJA), alfabetização da primeira e segunda fases em língua portuguesa e matemática.
O Prova Cuiabá avalia a proficiência dos 33 mil estudantes da educação básica (do 1º ao 9º ano do ensino fundamental) e do programa Educação Jovens Adultos (EJA), alfabetização da primeira e segunda fases em língua portuguesa e matemática.

JOSÉ LUIS LARANJA / Secretaria de Comunicação Social

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na sexta-feira (27), sessão especial para homenagear 10 escolas municipais de Cuiabá com melhores desempenhos no Prova Cuiabá, com 51 moções de aplausos. O evento aconteceu no Plenário das Deliberações Renê Barbour e foi iniciativa do deputado Wilson Santos (PSD).

Vale destacar que o Prova Cuiabá, avalia a proficiência dos 33 mil estudantes da educação básica (do 1º ao 9º ano do ensino fundamental) e do programa Educação Jovens Adultos (EJA), alfabetização da primeira e segunda fases em língua portuguesa e matemática. 

“Hoje premiamos as dez melhores escolas da rede pública municipal, segundo as provas implantadas pela própria secretaria municipal. Então, o Parlamento estadual homenageia todos os profissionais da educação, por meio dessas entidades, que são municipais de ensino básico distribuídas pela periferia de Cuiabá, com bairros de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo, onde a classe trabalhadora vive e que, apesar de todas as dificuldades, essas escolas se sobressaíram. Diretoras, secretárias, coordenadoras que tocam o dia a dia da escola receberam essa justa homenagem”, esclareceu o parlamentar.

Para Santos, a educação de Cuiabá é considerada uma das melhores do país e merece ser divulgada por meio de premiações e homenagens. “É uma pena que o profissional da educação seja tão pouco homenageado. Professores são construtores desse país, e pelo menos há três décadas a educação de Cuiabá vem se estruturando e crescendo anualmente, independente dos prefeitos, a educação está sempre tratada como prioridade. Hoje a educação de Cuiabá é uma das melhores do país, os índices mostram essa performance”, apontou ele.

Segundo o deputado, há décadas que não tem um movimento de greve, que, para Santos, “isso é um sinal claro de que a educação em Cuiabá está no rumo certo”, revelou.

A secretária municipal de Educação de Cuiabá, Edilene Machado, participou da sessão e lembrou que a homenagem, na realidade, representa muito para a categoria, pois é o reconhecimento da sociedade.

“As unidades fazem o esforço e são os resultados da proficiência dos nossos estudantes que estão em evidência neste momento. Todas as escolas possuem seus méritos, e essas dez têm um pouco mais porque avançaram um pouco adiante na proficiência. A importância é para os alunos, porque todo o trabalho que a secretaria faz é para melhorar o conhecimento dos nossos estudantes, e aqui é o resultado. Cuiabá vem avançando muito na educação, desde a década de 90, mas entendo que temos muito o que melhorar, apesar de que crescemos bastante nos últimos anos”, destacou.

Para a diretora da Escola Municipal de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves, que ficou em segundo lugar na classificação geral, Larissa Nascimento da Silva Costa, a partir do momento que fazemos essa avaliação, na mudança de rotina, a direção inicia um trabalho diferenciado com a alfabetização.

“A gente já vem com uma rotina trabalhando com os estudantes, pois toda a equipe está envolvida nesses afazeres, desde os servidores, passando por professores, até equipe técnica para chegar nesse resultado. Quando a gente recebeu a nota do segundo lugar, sentimos um resultado de um desempenho positivo em todos os aspectos”, comentou.

“Reconhecemos também o apoio dos pais que confiam no nosso trabalho, é muito gratificante esse desenvolvimento dessas crianças com a alfabetização. Essa homenagem é muito motivadora para a gente”, explicou.

Professora da Escola Municipal de Educação Básica Maria Lucila da Silva Barros, que ficou em primeiro lugar, Rosana Cristina de Pinho agradeceu a homenagem da Assembleia Legislativa, lembrando que, ultimamente, os professores estão esquecidos pela classe política no geral. De acordo com Rosana, proficiência é a demonstração de um conhecimento, competência e capacidade.

“Para nós, é importante ser reconhecido pelo Parlamento estadual, pelo fato de estarmos carentes neste aspecto. Estamos muito satisfeitos pela homenagem do estado. Tivemos duas salas de aulas classificadas em primeiro lugar, uma do primeiro ano e outra do quinto ano, isso é excelente para essas crianças e significa bastante para eles continuarem focados nos estudos.

Confira a classificação final das instituições homenageadas:

  1. Escola Municipal de Educação Básica Maria Lucila da Silva Barros
  2. Escola Municipal de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves
  3. Escola Municipal de Ensino Básico Madre Marta Cerutti
  4. Escola Municipal de Ensino Básico Professora Alzira Valadares
  5. Escola Municipal de Ensino Básico Santa Cecília
  6. Escola Municipal de Ensino Básico Antonio Ferreira Valentim
  7. Escola Municipal de Ensino Básico Osmar José do Carmo Cabral
  8. Escola Municipal de Ensino Básico Henrique da Silva Prado
  9. Escola Municipal de Ensino Básico Herbert de Souza
  10. Escola Municipal de ensino Básico Professora Teresa Lobo
Print
WhatsApp
Email
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn