Pesquisa divulgada pelo Instituto Gazeta Dados nesta quarta-feira (22), traz o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), como o favorito da população cuiabana na disputa à prefeitura nas eleições de 2024.
Botelho tem 21% da preferência popular na modalidade estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados. Em segundo lugar está o deputado federal Abílio Júnior (PL), com 17%, seguido do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), com 12.
Para surpresa geral, o deputado estadual Wilson Santos (PSD), que já foi prefeito da capital por dois mandatos, mas que não se apresenta com pré-candidato para as próximas eleições nestas eleições aparece com 7% da preferência dos cuiabanos, seguido de perto pelo vice-prefeito de Cuaibá, José Roberto Stopa (PV), que tem 4%.
O atual chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), deputado federal licenciado e que conta com o apoio do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União). aparece com apenas 3% das intenções de voto.
Segundo o estudo, 2% dos entrevistados disseram votar em outros nomes. Não souberam ou não responderam somaram 80%.
Espontânea
Na modalidade espontânea, quando os nomes de pré-candidatos não são apresentados, Botelho também aparece à frente, com 7%, tecnicamente empatado com Abílio (5%) e Lúdio (3%). Wilson somou 1%, mesmo percentual de Stopa e Fábio. Outros nomes foram citados por 2% dos entrevistados; já 80% não souberam ou não responderam.
“Vejo isso com muita alegria, é um sinal que nós estamos no caminho certo. Evidentemente que muitas mudanças vão acontecer, é um começo ainda, muitos candidatos nem entraram ainda pra fazer uma pré-campanha, mas mostra que nós estamos corretos, que nós temos potencial e que nós temos que prosseguir nessa luta”, disse Botelho à imprensa.
“É um começo, ninguém não está mesmo fazendo campanha ainda, então é muito bom, eu aparecer muito alto agora nem é tão bom porque depois você manter isso é difícil. O grande desafio vai ser manter nesse nível e talvez crescer um pouco para nós chegarmos lá com possibilidade real de ir pro segundo turno”, completou.
Rejeição
Quanto à rejeição, Abilio e o vice-prefeito José Roberto Stopa lideram com 44%. Eles são seguidos por Fábio Garcia com 42%, Rosa Neide (PT) com 41%, Lúdio Cabral com 36%, e Eduardo Botelho com 31%.
Segundo turno
Na simulação de confrontos entre os candidatos no segundo turno, Eduardo Botelho venceria todos os seus adversários. Numa eventual disputa com Abilio Brunini, venceria por 31% a 22%. Já 20% dos entrevistados disseram que anularia ou votaria em branco. Já 27% não quiseram ou não souberam responder.
Já em uma disputa com Lúdio Cabral, Botelho teria 33% contra 17% do petista. Já 22% votariam nulo ou branco e 28% não quiseram ou não souberam responder. Se o rival fosse Fábio Garcia, o placar seria de 33 a 10 pontos percentuais. Já brancos e nulos 25% e não souberam ou não quiseram responder 32%.
A pesquisa Gazeta Dados foi realizada entre os dias 15 e 18 de novembro, com 800 moradores de Cuiabá. O método utilizado é o Survey, que consiste em pesquisa de metodologia quantitativa com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa da população. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A margem de confiança é de 95%.