ALMT realiza X Simpósio sobre Dislexia coordenado por Wilson Santos

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, sob coordenação do deputado estadual Wilson Santos (PSD) e do requerimento de nº 394/2025 de sua autoria, realizará o X Simpósio sobre Dislexia – Transtornos do Neurodesenvolvimento, no dia 6 de outubro, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, às 19h30. As inscrições estão abertas desde o dia 8 de setembro e vão se estender até o dia do evento, em que os interessados poderão participar de forma gratuita e com direito a certificado pela Escola do Legislativo de Mato Grosso (ELMT).

O parlamentar possui mais de oito leis sancionadas em prol do público que sofre com a dislexia – que é considerada um Transtorno Específico de Aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. “Desde 2016, trabalhamos nesta causa. Principalmente, por defendermos uma educação inclusiva para pessoas com dislexia e outras condições. Precisamos fortalecer as políticas públicas que promovam a saúde pública, acessibilidade e a inclusão”, posiciona.

Wilson explica que além de abordar sobre a dislexia com palestras, oficinas e atualização de informações científicas, os seminários já realizados e o que está por vir, tratam de temas correlacionados aos Transtornos de Neurodesenvolvimento, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Discalculia, entre outros. De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia – ABD, 10% da população enfrenta este tipo de dificuldade neurodivergente.

Autor da Lei nº 12.205/2023, que instituiu o Dia Estadual da Dislexia, celebrado no dia 8 de outubro, o deputado esclarece que a dislexia não é uma doença e, sim, uma limitação no processo de aprendizagem, principalmente nos primeiros anos de vida. “A Assembleia de Mato Grosso é protagonista em nível nacional nessa temática. Nós conseguimos colocar o assunto da dislexia na agenda dos governantes, do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública, dos Poderes Executivo e Legislativo. Nasceu aqui, a Associação de Dislexia Mato Grosso. Essa sementinha expandiu-se pelo Brasil, e hoje há diversos estados que já têm a sua associação”, destacou.

A programação do evento terá palestras do advogado Vinícius Negrão Lemos Melo com o tema “Convivendo com as diferenças”, da psicóloga Ms. Inez Ocanã de Luca que vai tratar sobre “Dislexia nas diferentes fases da vida” e a participação especial da superintendente de Equidade e Inclusão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Paula Cunha. No final do evento, serão entregues moções de aplausos, entre outras honrarias – aos profissionais que se destacam na atuação diretamente com o tema do seminário.

Os interessados em participar do X Simpósio sobre Dislexia deverão entrar no site da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (https://www.al.mt.gov.br/institucional/evento) para realizar a inscrição e por mais informações pelo telefone 3313-6903/6904.

Print
WhatsApp
Email
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn