Wilson Santos consolida protagonismo político em 2025 com atuação propositiva e de resultados

O ano de 2025 foi marcado por uma atuação intensa, propositiva e diversificada do deputado estadual Wilson Santos (PSD) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Com um mandato pautado no campo social e pela defesa dos interesses coletivos, ele esteve em diferentes frentes ao priorizar políticas públicas voltadas à inclusão social, ao desenvolvimento regional e à melhoria nas condições de vida da população mato-grossense, especialmente dos que mais necessitam da presença do Estado.

Na área da habitação, o parlamentar defendeu mais investimentos e de políticas estruturantes que garantam moradia digna às famílias de baixa renda. Entre as propostas de destaque está o projeto de lei “Meu Lote, Minha Vida”, que busca assegurar acesso à terra urbanizada e promover a regularização fundiária. Ele também foi enfático ao cobrar o cumprimento da Lei do Fethab, em que denunciou que os 20% dos recursos determinados não foram destinados à habitação e que o Governo do Estado não chega a aplicar 1% do fundo nessa área, o que compromete o enfrentamento do déficit habitacional em Mato Grosso.

Antes de encerrar o ano, Wilson Santos garantiu a emenda de n.° 201 ao Projeto de Lei nº 1.576/2025, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que assegura R$ 100 milhões exclusivamente para políticas habitacionais, com foco na implantação de loteamentos populares, visando ampliar o acesso ao primeiro imóvel e reduzir o déficit habitacional no estado. A proposta segue para sanção governamental.

Em defesa dos servidores públicos estaduais, o deputado intensificou o enfrentamento aos abusos praticados no sistema de empréstimos consignados, que levaram milhares de trabalhadores ao superendividamento. Além da atuação legislativa, ele articulou debates e encaminhamentos junto a órgãos de controle e instituições, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Ministério Público Estadual (MPE), o Banco do Brasil, além de lideranças sindicais e representações da categoria, com o objetivo de apurar irregularidades, propor mudanças e construir soluções que garantam mais transparência, segurança e proteção à renda dos agentes públicos ativos, inativos e pensionistas.

Na luta pelos pescadores artesanais, essa foi uma das pautas mais sensíveis de Wilson Santos que seguiu cobrando providências diante dos impactos sociais provocados pela execução, há dois anos, da Lei da Pesca em Mato Grosso, que atingiu duramente comunidades ribeirinhas. Ele denunciou o agravamento da miséria e da insegurança alimentar e reforçou a necessidade de pagar o seguro-defeso – em atraso – durante o período da piracema, que iniciou em 1º de outubro e estende até 31 de janeiro de 2026, como forma de garantir a subsistência das famílias enquanto a atividade pesqueira é interrompida.

Na agricultura familiar, o parlamentar acompanhou de perto importantes investimentos do Governo Federal voltados ao fortalecimento do pequeno produtor rural. Entre as ações, destacou-se a entrega de maquinários agrícolas que beneficiaram 142 municípios de Mato Grosso, ampliando a capacidade produtiva das comunidades rurais. Ele também apoiou programas como o “Solo Vivo”, que possibilita a correção do solo e permite que pequenos agricultores tenham melhores condições de produção, renda e permanência no campo.

A atuação do deputado também se estendeu à melhoria da infraestrutura rodoviária, com destaque para a entrega de 57 quilômetros de asfalto nos trechos das rodovias MT-361 e MT-468, em Santo Antônio de Leverger. A obra, um sonho antigo da população local, especialmente dos moradores da Agrovila das Palmeiras, beneficiou diretamente 17 comunidades rurais e contou com investimentos de R$ 93,1 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra). Ele celebrou a conclusão da obra ao lado do governador Mauro Mendes (União), da prefeita Francielle Magalhães (PSB), vereadores, lideranças locais e moradores da região.

No campo da logística e do desenvolvimento econômico, Wilson Santos reforçou, ao longo de 2025, a defesa histórica da ferrovia como instrumento essencial para o crescimento de Mato Grosso. Tanto que ele participou ativamente de debates que trataram sobre a Ferrogrão e a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), em que destacou que a ausência do modal ferroviário em Cuiabá, mesmo após 150 anos de espera, representa um entrave ao desenvolvimento da capital e da região metropolitana. Mas, considerou que a expansão ferroviária que prevê traçados em vários municípios mato-grossenses será estratégica para reduzir custos, melhorar a competitividade e promover um crescimento mais equilibrado no estado.

A pauta da energia elétrica esteve entre as prioridades do parlamentar, que impulsionou a criação de uma comissão especial e integrou um grupo de trabalho responsável pela realização de oito audiências públicas em diferentes regiões de Mato Grosso, ouvindo a população sobre a má qualidade dos serviços, quedas constantes de energia, prejuízos econômicos e falhas no atendimento ao consumidor. As contribuições colhidas resultarão em um relatório final que será encaminhado ao Ministério de Minas e Energia (MME), responsável por decidir sobre a renovação do contrato ou a realização de uma nova licitação para a concessão do serviço nos próximos 30 anos.

A inclusão social seguiu como uma marca no mandato de Wilson Santos que manteve forte a sua atuação em defesa da comunidade surda e outras deficiências, das pessoas com dislexia, autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), como outros tipos de diagnósticos correlacionados com dificuldades no neurodesenvolvimento. Ao longo de sua trajetória, ele já garantiu cerca de oito leis voltadas à dislexia e 15 leis direcionadas ao público autista, fortalecendo políticas públicas específicas, ampliando direitos e promovendo mais acesso a serviços especializados, educação inclusiva e cidadania.

O compromisso com a população mais vulnerável também se materializou por meio da realização de oito edições do Mutirão Social da Cidadania, levando serviços essenciais como atendimentos de saúde, assistência social, orientação jurídica, emissão de documentos e encaminhamentos para programas governamentais a bairros e comunidades mais vulneráveis de Várzea Grande e Cuiabá. Além de também proporcionar momentos de diversão e interação – principalmente para as crianças -, como o projeto “Nos limites da Natureza” que leva a realidade e aproxima o público dos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônico de Mato Grosso – em que conta com emenda do parlamentar.

Ao encerrar 2025, Wilson Santos que está em seu décimo mandato na vida pública, trajetória marcada pela defesa dos direitos sociais e pela proximidade com a população, já se prepara para intensificar as ações em 2026 e atuar com o mesmo propósito que o levou à política: trabalhar em favor dos mais humildes e mais necessitados, destacando que o seu trabalho sempre esteve pautado ao interesse coletivo, mantendo o compromisso com um Mato Grosso mais justo e inclusivo para todos.

Print
WhatsApp
Email
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn